Prostitutos cultuais e mercadores da fé

A coisa toda rola diante dos nossos olhos. Paga-se ingresso (já vi por 60 reais uma noite apenas), pede-se autógrafos, muito dinheiro… e pouco reino de Deus. O assunto é sério e somo ao Nelson Jr. na posição de divulgar este texto, que me soa como João Batista urrando arrependei-vos!

Por João A. de Souza Filho (Joãozinho)
Fonte: Pavablog!

Eu estava tentando encontrar um adjetivo para qualificar os atuais cantores e pregadores que cobram elevadas somas em dinheiro para pregar ou cantar nas igrejas e em conferências promovidas por evangélicos, e achei que “mercador da fé” não é um adjetivo apropriado, porque é simples demais para nominar tais pessoas.

Pois bem. Vejo esses exploradores da boa-fé evangélica como prostitutos cultuais – que é a tradução da versão atualizada – para os que se prostituíam junto aos templos pagãos e que depois passaram a se prostituir diante do templo do Senhor em Jerusalém. Porque os prostitutos (as) cultuais mencionados na Bíblia exploravam os que se dirigiam ao templo para adoração oferecendo-lhes um pouco de orgia – orgia sexual revestida de espiritualidade, como alguns desses a que me refiro que falam línguas, profetizam, oram pelos enfermos, são místicos e super espirituais… Mas orgiofantes (como os sacerdotes que prestavam culto a Dionísio).

Os prostitutos e prostitutas cultuais, comuns nos templos pagãos passaram a conviver com os adoradores junto ao templo de Jerusalém, indicativo de uma deformação espiritual da nação de Israel. Não estou afirmando que é comum tais pessoas se prostituir de verdade, em orgias sexuais; estou afirmando, isto sim, que sempre que uma pessoa se afasta de Deus, comete prostituição com outros deuses – fato mencionado pelo próprio Deus em várias passagens do Antigo Testamento. Em Ezequiel 16 ele compara Israel a uma menina, que é cuidada por Deus, adornada e preparada para ser esposa, mas se prostitui com os povos vizinhos.

Deus se antecipou ao que poderia acontecer e recomendou a Moisés: “Das filhas de Israel não haverá quem se prostitua no serviço do templo, nem dos filhos de Israel haverá quem o faça… Não trarás salário de prostituição nem preço de sodomita à Casa do Senhor, teu Deus (Dt 23.17-18).

O que se vê hoje no Brasil é uma orgia espiritual, uma masturbação coletiva praticada por cantores e cantoras, pregadores e pregadoras, que não conseguiram fazer sucesso no mundo e encontraram na igreja um filão de negócio; o caminho para o enriquecimento à custa da espiritualidade dos irmãos.

Imagine o Lázaro da Bíblia, que Jesus ressuscitou dos mortos gravando seu cd e saindo pelo mundo a pregar nas igrejas, usando os recursos para comprar bens e imóveis em Atenas, Roma e Jerusalém. Imagine Dorcas, relatando sua ressurreição e insinuando aos irmãos por onde pregava que precisava de dinheiro para comprar máquinas de costura a fim de ajudar os pobres com maior eficácia, lucrando com a bênção alcançada. Eles seriam excluídos do rol de membros do céu pelos apóstolos.

Pois sei que esses excrementos espirituais – e não há palavra melhor para descrever tais pessoas – cobram preços exorbitantes para pregar e cantar. Eu estava numa cidade pregando o evangelho e em várias cidades daquele Estado os irmãos se mobilizavam para ouvir o ex (que deve ter fracassado no mundo) cujo preço varia de 20 a 35 mil reais por apresentação. Este cantor que explora a espiritualidade do povo deve ganhar, pelo menos, com a agenda cheia em torno de cem mil reais por semana! Sim, porque fazem sucessos os ex-, sejam ex de quaisquer espécies. Ex que tocou na famosa banda do mundo; ex- que se prostituía com drogas, mas agora se prostitui com dinheiro. Prostituem-se com a fé. Sim, porque quais prostitutos cultuais do AT usam da espiritualidade para fazer orgia com o povo com o fim de levar o povo a se alegrar, enquanto eles ficam ricos.

Uma denominação pentecostal nutriu, alimentou e criou um pregador que cobra o exorbitante preço de quinze mil reais por pregação e nunca tomou uma atitude corretiva e disciplinar quanto a seu enriquecimento e vida pessoal; ao contrário, alimenta o sucesso desse mercador de dons. Balaão se sentiria envergonhado!

ssim, quando viajo pelo Brasil sinto no ar o odor fétido que eles deixam por onde passam; o odor da prostituição espiritual, o cheiro nauseabundo que costumam exalar os espiritualmente mortos. Que se prostituem espiritualmente e que levem pastores, líderes e povo à prostituição com eles é inegável, e não é de se duvidar de que se prostituam literalmente em seus confortáveis quartos de hotel. Pregadores e cantores que fazem exigências incomuns; que não aceitam fazer uma refeição na casa de irmãos; apenas em restaurantes que servem a La Carte. Que não se contentam com os bons hotéis e se não houver os melhores, recusam-se participar de eventos a menos que suas exigências sejam atendidas.

Os culpados são os líderes que atraídos pela ganância financeira esperam obter lucros com os gananciosos. Certamente porque muitos pastores, apóstolos e líderes se prostituíram espiritualmente, empolgados com as riquezas deste mundo, sonhando com mansões no litoral brasileiro e nas famosas cidades dos Estados Unidos.

Que posso dizer? Afirmar que alguns desses pastores que apóiam tais cantores e pregadores, juntamente com estes sejam descendentes de Balaão – que se prostituiu e usou de seus dons para ensinar Balaque a armar ciladas para os filhos de Israel – seria ofender o profeta do Antigo Testamento, que por seu pecado foi morto por Josué.

Quem sabe possuem o DNA de Judas, ou são da mesma linhagem espiritual que vendem o nosso Senhor em troca das benesses de Mamom. Pedro e Judas descreveram tais cantores, pregadores e pastores com adjetivos pouco recomendáveis, afirmando que estes “andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores… Considerando como prazer a sua luxúria carnal em pleno dia, quais nódoas e deformidades, eles se regalam nas suas próprias mistificações, enquanto banqueteiam junto convosco; tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, filhos malditos; abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça… Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas”.

Por mistificações o apóstolo está se referindo aos que usam dos dons espirituais para se sobrepor aos demais; eles têm dons, são místicos e falam como se uma nuvem de transcendência divina repousasse sobre eles.

Faz-se necessária uma limpeza na igreja, a Casa de Deus, como fizeram Asa e Josafá. Asa tirou de cena sua própria mãe e “removeu os prostitutos cultuais” que usavam o templo como local de prostituição. Josafá ainda precisou intensificar a reforma, porque, de tempos em tempos os aproveitadores da boa vontade do povo; os exploradores da espiritualidade das pessoas, tais como eram os filhos de Eli aparecem na igreja de Deus (1 Rs 15.12; 22.47).

Uma igreja rameira serve de alcova para os exploradores da espiritualidade do povo. E Deus haverá de limpar sua igreja.

João A. de Souza Filho

Anúncios

~ por jezer em abril 3, 2009.

6 Respostas to “Prostitutos cultuais e mercadores da fé”

  1. Digno de nem deixar um comentário…o texto fala por si.
    Mas peço que venha o Reino do Senhor sobre nossa nação para que isso cesse!!!
    E que o espírito de graças e súplicas nos faça sentir da dor do coração do Pai em relação a uma situação tão terrivel.

  2. concordo plenamente com com o tema ja visto que adeus esta levantando pessoas com visão repudiando o trabalho infrutifero mersenario das igrejas que parece seguir o mesmo modelo, pregando prosperidade. cura de enfermidades , e quanto ao plano da asalvaçao, acura da alma parece em segundo plano.muito dinheiro templos grandiosos parece haver uma competição,muito destorcido do da doutrina da igreja de jesus, para frequentar uma igreja nos dias de hoje confesso que não ficabarato, acho que as pessoas se acham sem condições de cumprir com tal copromisso inposto pelos pregadores. estãm cobrando tudo parece ate igreja catolica. é tanto apelo que contrange e causa pavor nos ovelhas que muitas veses,são levado acontribuir por medo da maldição.espero em breve uma mudança uma renovação em nossas igrejas peço a deus todos momentos, que nosso SENHOR JESUS ME PERDOE. E PERDOE AQUELES QUE ESTAM PERDENDO A DIREÇÃO . O FOCO

  3. O que dizer diante dessas coisas?
    Que a criação geme pela manifestação dos filhos de Deus…VENHA O TEU REINHO SENHOR!

  4. é a coisa ta feia,e sem falar nas campanhas que as igrejas fazem todas as semanas p arrancar até a lã das ovelhas uma mais exotica que a outra é paõ ungido,rosa ungida.vassoura ungida p limpar as casas do mal..etc.sempre levando o povo a trazer dinheiro.quando os sacerdotes vao começar a Dar…a biblia fala que o que sobrava era devolvido ao povo o que vejo saõ pastores cadadia mais ricos e igrejas palacios.nao sou contra prosperidade pois é biblico,sou contra os abusos e oportunistas . pr jefferson/sorocaba-sp

  5. O presevativo é horrendo.

  6. ATÉ QUE FIM ALGUEM COM OUSADIA E ATÉ RESPALDO BIBLICO PRA FAZER ESTE TIPO DE COMENTARIO , JESUS DISSE DE GRAÇA RECEBEI DE GRAÇA DAI,MAS HOJE NAS IGREJAS ESTA UM COMÉRCIO TERRIVEL , AS OVELHAS SAEM CADA VEZ PIOR ,MAS POBRES DE DINHEIRO E PRINCIPALMENTE DE PALAVRA , QUAZE Ñ SE FALA NOS PULPITOS SOBRE A VINDA DE CRISTO , SALVAÇÃO, SANTIFICAÇÃO, O QUE SE VE É DEPOIS DE UMA PREGAÇÃO O PRELETOR OFERECER SEU NOVO CD GRAVADO COM ALGUMAS MENSAGENS QUE ELES MESMO DIZEM EDIFICANTE QUE VAI AJUDAR SUA VIDA RSRSRSRSRSRRS , PROFETAS MENTIROSOS , GANANCIOSOS ESTÃO MERCADEJANDO A PALAVRA DO SENHOR , FAZENDO DAS IGREJAS PERFEITO COMERCIO E FABRICA DE DINHEIRO E AS OVELHAS CADA VEZ MAIS FRACAS DE ALIMENTO ESPIRITUAL.
    INFELIZMENTE TBM O POVO COLABORA COM ISSO QDO FICA DIZENDO GLÓRIA A DEUS E ALELUIA PARA ESSE TIPO DE GENTE.FALTA DISCERNIMENTO ESPIRITUAL , ESSE DOM PRECISA O POVO DE DEUS BUSCAR MAIS PRA Ñ SER ENGANDO.
    CANTORES GANANCIOSOS QUE COBRAM HORRORES PRA CANTAR.
    FICO INDIGNADA COM ESSE TIPO DE COISA.
    MEU FILHO JA NEM QUER MAIS ENTRAR NUMA IGREJA EVANGÉLICA DE TANTO NOJO QUE FICOU, ENTROU NUMA E LOGO DE CARA DENTRO DA IGREJA UMA CANTINA , A MULHER FAZENDO SALGADINHOS PRA VENDER DEPOIS DO CULTO E BARULHO DE MOEDAS , ISSO DEIXOU ELE MUITO CHATEADO E DISSE, JESUS DISSE QUE MINHA CASA SERIA CHAMADO CASA DE ORAÇÃO ELE LEMBROU DAQUELA PASSAGEM EM QUE JESUS EXPULSAVA OS CAMBISTAS ,MAS HOJE ESTA IGUAL É VENDA DE CD ,MENSAGENS MILAGROSAS PR, FAZENDO SHOW NOS PULPITOS E MARCANDO ATÉ DIA PRA JESUS CURAR.
    CAMPNHAS DE 3 4 DIAS ,MAS O MELHOR MESMO É NO ULTIMO DIA QUE VAI HAVER MILAGRES , ISSO ELES SEMPRE DIZEM PARA ENGANAR O POVO,MAS VC Ñ VE CEGO ENXERGAR NEM PARALITICO ANDAR , APENAS UMA EMBROMAÇÃO E PALHAÇADA NOS PULPITOS E PRELETORES SE ACHANDO A ÚLTIMA BOLACHA DO PACOTE.MUITAS VEZES AINDA HUMILHANDO ALGUNS IRMÃOS QDO ELES Ñ COMPACTUAM DIZENDO GLÓRIA E ALELUIA , ELES CHAMAM DE PRAGA COMO UM DIA ISSO ACONTECEU NUMA CERTA IGREJA.
    SÃO COISAS COMO ESSAS QUE FAZEM COM QUE MUITOS ÍMPIOS FUJAM DO EVANGELHO NEM QUEREM SABER DE JESUS POR CAUZA DESSES MERCENÁRIOS.
    MAS CHEGARÁ O GRANDE DIA EM QUE DEUS IRÁ SEPARAR AS OVELHAS DOS BODES.
    GLÓRIA A DEUS POR ISSO.
    MARANATA , ORA VEM SENHOR JESUS.
    SOL SCHNEIDER (RIO DE JANEIRO)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: